O que é transtorno bipolar?
O transtorno bipolar é uma doença que compromete a saúde mental e emocional de 140 milhões de pessoas no mundo. A principal forma de identificar os distúrbio é a alternância de humor. Episódios frequentes de euforia e depressão fazem ser considerada uma doença maníaca-depressora.
O transtorno está entre as doenças mais incapacitantes do mundo. Estudos recentes têm identificado que psicopatologia tem origem genética. Há evidencias fortes que a variação genética do gene CACNA1C aumenta o risco de distúrbios psiquiátricos. Além disso vários estudos morfométricos tem encontrado associação entre a variação do gene com o volume do tronco cerebral.
O distúrbio bipolar pode ter um início precoce, desde a infância. É comum apresentar comorbidade com outros transtornos como TDAH, TOC, TDO e transtornos de ansiedade. Foram encontrados em indivíduos com bipolaridade um aumento de 122% dos ventrículos laterais após oito anos comparado o primeiro episódio. Por isso o diagnóstico precoce é muito importante para uma reabilitação eficaz.
Segundo o DSM-5 o transtorno bipolar tipo I é diagnosticado quando preenche o critério de um episódio maníaco. Podendo ser seguido de episódios hipomaníacos ou depressivos maiores. O transtorno bipolar tipo II é necessário que preencha o critério de hipomaníaco seguindo para o episódio depressivo maior.
Comorbidades | Trantorno bipolar tipo II
- Sessenta por cento das pessoas com transtorno bipolar tipo II têm comorbidade com três ou mais transtornos mentais.
- 75% de pessoas com transtorno bipolar tipo II tem transtorno de ansiedade
- 37% apresentam transtorno por uso de substância.
- 14% apresentam transtorno alimentar no decorrer da vida.
A Terapia Cognitivo Comportamental tem se mostrado eficiente para reabilitação terapêutica em pacientes bipolar. A reabilitação cognitiva estimula nossas funções executivas terem melhores desempenhos na atenção, concentração e memória. Além disso o tratamento apresenta melhoria no controle inibitório, uma função muito prejudicada em pessoas com o transtorno bipolar.