O Que é TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios comportamentais mais comuns na população infantojuvenil. Caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, o transtorno pode afetar significativamente a vida acadêmica, social e familiar das crianças e adolescentes.
Sintomas e Diagnóstico
Principais Sintomas
Os principais sintomas do TDAH incluem:
- Desatenção: Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou brincadeiras.
- Hiperatividade: Movimentação excessiva e dificuldade em permanecer sentado.
- Impulsividade: Ações precipitadas sem considerar as consequências.
Como é Feito o Diagnóstico do Déficit de Atenção e Hiperatividade?
O diagnóstico é geralmente feito por um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, através de avaliações comportamentais e questionários específicos.
Causas e Fatores de Risco
Fatores Genéticos
Pesquisas indicam que o Déficit de Atenção e Hiperatividade tem uma forte componente genética, com estudos mostrando uma herdabilidade de cerca de 76%. Estudos comparando filhos de pais biológicos e filhos adotivos mostraram uma maior incidência de TDAH nos grupos biológicos.
Fatores Ambientais
Além dos fatores genéticos, fatores ambientais, como exposição ao tabaco durante a gravidez e complicações no parto, também podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno.
Impacto na Vida do Indivíduo
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade pode afetar várias áreas da vida, incluindo:
- Desempenho Escolar: Crianças com Desordem de Atenção e Hiperatividade frequentemente têm dificuldades em completar tarefas e seguir instruções.
- Relacionamentos Interpessoais: Essas crianças podem ter dificuldades em manter amizades devido à sua impulsividade e hiperatividade.
- Vida Familiar: O TDAH pode causar estresse e desafios adicionais no ambiente familiar.
Tratamento e Intervenções para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Psicoterapia
A terapia comportamental pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades de enfrentamento e a melhorar seu comportamento. Sessões de psicoterapia são frequentemente recomendadas como parte do tratamento do Distúrbio do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
.Em Curitiba, a psicóloga Jaqueline oferece tratamentos especializados para crianças e adolescentes com TDAH, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.
Medicamentos
Medicamentos estimulantes, como o metilfenidato, são comumente prescritos e têm mostrado ser eficazes na redução dos sintomas. Esses medicamentos ajudam a melhorar a concentração e a controlar a impulsividade e a hiperatividade.
Desafios e Mitos Comuns
Há muitos desafios associados ao Transtorno, incluindo a estigmatização e os equívocos comuns, como a ideia de que o TDAH é resultado de má educação ou falta de disciplina. É importante desmistificar essas crenças e promover uma compreensão mais precisa do transtorno.
Estratégias para Professores e Pais
Dicas para Professores
Professores podem ajudar identificando sinais de TDAH e implementando estratégias de sala de aula, como:
- Fornecer instruções claras.
- Dividir tarefas grandes em etapas menores.
- Criar um ambiente de sala de aula estruturado e previsível.
- Fornecer tempos de prova estendidos e assentos preferenciais.
Dicas para Pais
Pais podem apoiar seus filhos estabelecendo rotinas consistentes e reforçando comportamentos positivos. O envolvimento ativo na educação e no tratamento da criança é crucial para o manejo eficaz do TDAH.
- Estruturar a Rotina: Estabelecer horários fixos para as atividades diárias pode ajudar a criança a desenvolver hábitos saudáveis e a sentir-se mais segura.
- Reforço Positivo: Elogiar e recompensar comportamentos desejáveis incentiva a criança a manter essas atitudes.
- Educação: Pais informados sobre o transtorno são mais capazes de compreender e responder adequadamente às necessidades da criança.
O manejo eficaz do TDAH requer uma abordagem multifacetada, que inclui o apoio da família, da escola e de profissionais de saúde mental. Cada um desses componentes desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar e do desenvolvimento da criança com TDAH.
Referências
- Sánchez, M. (2009). Dificultades del profesorado en el proceso de identificación del alumnado con TDAH. Revista Española De Pedagogía, 67(244), 545-564. Recuperado em 26 de março de 2020, de www.jstor.org/stable/23766252.
- Faraone, S. V., Perlis, R. H., Doyle, A. E., Smoller, J. W., Goralnick, J. J., Holmgren, M. A., & Sklar, P. (2005). Genética molecular do transtorno de déficit de atenção / hiperatividade. Psiquiatria Biológica, 57(11), 1313-1323.