Psicoterapia
A psicoterapia é um serviço de atendimento psicológico prestado a indivíduos ou grupos com o objetivo inicial de diagnosticar disfunções de origem emocional ou psíquica. Este processo busca identificar métodos eficazes dentro da abordagem terapêutica específica do psicólogo, visando iniciar o tratamento e delinear o prognóstico do transtorno. Existem diversas abordagens terapêuticas, cada uma com suas particularidades e técnicas. Entre as principais, destacam-se a Terapia Cognitivo-Comportamental, a Psicanálise, a Psicologia Humanista, a Gestalt-terapia, a Psicologia Analítica e a Terapia Comportamental.
Benefícios da psicoterapia
- Reduz os sintomas de depressão , ansiedade e de outros transtornos mentais.
- Melhora a qualidade de vida com mais equilibrio emocional.
- Desevolvimento de habilidades para enfrentamento e aumento da resiliência.
- Restruturação de pensamentos disfuncionais.
- Autoconhecimento e aumento da autoestima
- Melhoria dos relacionamentos pessoais e profisssionais
Ética profissional
A prática psicoterapêutica é baseada em principios éticos como confidencialidade, consentimento e respeito pela autonomia do paciente.
Etapas do processo psicoterapêutico
Avaliação incial
A primeira sesão o psicólogo realiza uma avaliação mais abrangente para entender as principais queixas e preocupações do cliente.
Objetivos
Nesta etapa é realizada a definição dos objetivos terapêuticos com a coloboração do paciente.
Sessões
Agendamento de sessões reagulares podendo ser uma sessão semanal. Realizando analise do progresso e ajuste de estratégias ao longo do tempo.
Faixa etária para psicoterapia
A psicoterapia pode ser benéfica para todas as faixas etárias, sendo cada grupo etário apresentando diferentes desafios.
Crianças até 12 anos
Crianças com até 12 anos podem apresentar problemas de comportamento, dificuldade escolar, ansiedade de separação, trauma, abuso e problemas de socialização.
Adolescentes
Nesta faixa etária é comum o adolescente apresentar problemas de identifidade , autoestima , pressão escolar/acadêmica, problemas de relacionamento, transtornos alimentares , ansiedade e depressão.
Adulto Jovem
Adultos Jovens costumam apresentar problemas com transições de vida (carreira, casamento, paternidade), problemas de relacionamento, Estresse e esgotamento, ansiedade , depressão , dificuldades de propósito e identidade.
Adulto Meia Idade
Nesta fase é comum problemas relacionados ao trabalho, relacionamento, transtorno de humor , estresse e sobrecarga.
Idosos
Os idosos tem que lidar a mudançano ritmo da vida, aposentadoria, problemas de saúde, isolamento social, ansiedade , depressão , perda e luto.
Para sucesso do tratamento é crucial manter a regularidade das sessões com compromisso contínuo e estruturado. Além disso é necessária colaboração ativa do paciente para que o tratamento seje personalizado e eficaz. Desse modo a pessoa atendida ao longo do tempo poderá ter uma melhoria significativa em sua saúde mental e qualidade de vida, alcaçando bem estar emocional e cognitivo.