A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) ajuda as pessoas a identificar e mudar pensamentos negativos e comportamentos desajustados, ensinando novas habilidades que promovem uma vida mais equilibrada e saudável. A TCC é uma combinação dos princípios básicos da psicologia comportamental que se desenvolveu no início do século XX e a da teoria cognitiva que se desenvolveu na década de 60.
Origem da Terapia Cognitivo Comportamental
A teoria cognitiva foi desenvolvida pelo psiquiatra americano Aaron T. Beck onde percebeu que os pensamentos e processos mentais, que influenciam nossas emoções e comportamentos, não estão escondidos no inconsciente, como Freud sugeria. Beck chamou de “pensamentos automáticos” que surgem espontaneamente em resposta a situações específicas e têm um impacto significativo em como nos sentimos e como nos comportamos. Segundo Beck muitas das nossas crenças e pensamentos que nos causam sofrimento emocional são acessíveis à nossa consciência e podem ser identificados e modificados com a prática e a terapia adequada.
Durante as décadas de 1980 e 1990, a psicoterapia passou por uma evolução significativa que levou à fusão das técnicas cognitivas e comportamentais, resultando na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Essa integração criou uma abordagem terapêutica mais abrangente que aborda tanto os pensamentos quanto os comportamentos.
Técnicas comportamentais e cognitivas
A TCC utiliza várias técnicas comportamentais, como:
- Exposição: Gradualmente enfrentar situações temidas ou evitadas para reduzir a ansiedade associada.
- Reforço positivo: Utilizar recompensas para aumentar a probabilidade de comportamentos desejáveis.
- Treinamento de habilidades: Ensinar habilidades específicas, como habilidades sociais ou de resolução de problemas, para melhorar o funcionamento diário.
Simultaneamente, a Terapia Cognitivo Comportamental incorpora técnicas da teoria cognitiva, como:
- Identificação de pensamentos automáticos: Reconhecer pensamentos negativos que ocorrem automaticamente em resposta a situações específicas.
- Reestruturação cognitiva: Substituição dos pensamentos automáticos negativos por pensamentos mais equilibrados e realistas.
Benefícios da Terapia Cognitivo Comportamental
Os principais benefícios da TCC são :
A TCC é uma abordagem objetiva com foco na resolução dos problemas buscando resolver problemas específicos de forma efetiva.
Eficácia comprovada por diversos estudos como Knapp, P. (2008). Terapia cognitivo-comportamental: Aspectos gerais e crítica onde é verificada a redução de sintomas e na prevenção de recaídas. No estudo Hollon, S. D., DeRubeis, R. J., & Seligman, M. E. P. (2002). Cognitive therapy and medication in the treatment of depression foi verificado ser claramente eficaz no tratamento da depressão.
A abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental e versátil pois trata diversos problemas como depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtornos alimentares, estresse, traumas, síndrome do pânico, transtornos de personalidade, abuso de substâncias, problemas interpessoais, raiva, esquizofrenia e transtorno bipolar.
Busca o empoderamento do paciente para ter ferramentas para enfrentar problemas futuros.