O que é um neuropsicólogo?
O neuropsicólogo é um profissional da área da saúde especializado em estudar a relação entre o cérebro e o comportamento humano. Tem como objetivo de compreender como o cérebro influencia o comportamento e as habilidades cognitivas, como memória, atenção e raciocínio.
Razões para consultar um neuropsicólogo
Você deve buscar um atendimento neuropsicológico quando percebe uma mudança no funcionamento cognitivo como:
- Problemas de memória: se estiver ocorrendo frequentes lapsos de memória com dificuldade de lembrar ou recuperar informações
- Sintomas de doenças neurológicas: se percebe sinais de doenças como Alzheimer, Parkinson ou demência.
- Concussão ou traumatismo craniano: após um acidente ou lesão cerebral ocorre desorientação, confusão mental ou problemas de memória.
- Mudanças comportamentais: quando é percebido mudanças comportamentais como impulsividade e irritabilidade.
- Apoio a transtornos de aprendizado: se você com frequência apresenta dificuldades com leitura, escrita e resolução de problemas.
Avaliação neuropsicológica: realizar uma avaliação das funções executivas (memória operacional, atenção seletiva, flexibilidade cognitiva e controle inibitório), identificação de altas habilidades ou déficit cognitivo, estabelecer um diagnóstico preciso e prever a evolução do quadro cognitivo.
Quais são as funções de um neuropsicólogo?
A função do especialista é compreender as funções cerebrais influenciam no comportamento e emoções do paciente. O neuropsicólogo pode ajudar a diagnosticar doenças ou distúrbios neurológicos que afetam as funções mentais e comportamentais. Além disso os neuropsicólogos podem atuar com:
- Reabilitação cognitiva
- Pesquisa científica
- Aconselhamento e Orientação
- Prevenção e Acompanhamento
- Exames neuropsicológicos
A neuropsicóloga Jaqueline é especialista em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC) desde 2017. Meu objetivo é fornecer uma análise detalhada e abrangente do funcionamento cerebral, para uma melhor compreensão das funções cognitivas e comportamentais de cada paciente.