(41) 99842-7649 - Consultas somente particular

brincadeira educativa para estimulação cognitiva

Diversos estudos apontam que brincadeiras educativas que utilizam imaginação e criatividade são benéficas para estimulação cognitiva do cérebro das crianças. Uma pesquisa publicada na revista PLOS BIOLOGY concluiu que quando um bebê brinca em conjunto com seus pais há um aumento atenção e concentração na brincadeira comparada ao jogo solo. Isto evidencia a importância da interação de pais e filhos para desenvolvimento cognitivo da criança. 

Um outro estudo pediu para 15 participantes manipular imagens, enquanto era analisada a atividade neural através de ressonância magnética funcional.  Os pesquisadores identificaram 12 regiões de ativação cerebral durante as tarefas experimentais.  Regiões do cérebro como córtex pré-frontal dorsolateral, córtex parietal posterior precuneus posterior e o córtex occipital são centrais no espaço de trabalho mental, além de várias outras regiões também ativadas.

A partir disso é possível evidenciar que quando utilizamos a imaginação e a criatividade várias áreas do nosso cérebro são ativadas através de uma estrutura de rede conectada neural. Por isso brincar é fundamental para saúde metal do seu filho. 

Um estudo realizado em pandemias anteriores revelou que  as crianças que experimentaram isolamento forçado ou quarentena  eram 5 vezes mais propensas a necessidade de serviço para saúde mental; e níveis mais elevados de estresse pós-traumático. Um outro levantamento publicado em novembro de 2020 no Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry  constatou que a solidão está fortemente associada aos sintomas elevados de depressão em meninas e ansiedade social em meninos.

O isolamento social limitou a interação social dos nossos filhos. Eles estão fechados em casa, mais expostos a aparelhos eletrônicos como celulares, televisão e computadores. 

As relações sociais são imprescindíveis para a manutenção da saúde mental das crianças, e a falta dela está relacionada aos sentimentos de solidão. Por sua vez a solidão é associada a níveis mais elevados de estresse. Altos níveis de estresse por longo período é responsável ao aparecimento de uma série de doenças que podem prejudicar o desenvolvimento cognitivo do seu filho.  Por isso temos que fazer o máximo esforço para compensar os prejuízos desta privação social. Brincar com nossos filhos durante a pandemia  se tornou indispensável . Existem uma série de brincadeiras educativas criativas que podemos fazer em casa com eles. 

Vamos conhecer algumas brincadeiras educativas que você pode fazer em casa com seus filhos para estimulação cognitiva.

Advinha quem é?

Este jogo educativo vai ativar áreas de memória visual, atenção, flexibilidade cognitiva. A brincadeira educativa começa assim, uma pessoa escolhe um personagem ou uma pessoa pública para os outros participantes adivinhar. Ela vai contando uma história, pode também fazer um teatro se quiser. Aos poucos vai dando algumas pistas. As primeiras pistas devem ter um maior nível de dificuldade para o desafio ser maior. Os participantes irão dando os palpites. Conforme o tempo passa você vai colando dicas na história de mais facilidade. O participante que descobrir mais rápido é o vencedor.  

Qual é o bicho que estou pensando?

Esta brincadeira educativa você pode fazer sem precisar de material algum, somente sua imaginação. Você pensa em um animal e pede para seu filho fazer algumas perguntas para tentar desvendar qual é o animal. Por exemplo: É um animal grande? Vive na África? É um animal herbívoro? Assim somando as pistas ele vai conseguir acertar o palpite. O ideal é que as perguntas sejam feitas para respostas sim ou não, para descoberta ficar um pouco mais desafiadora. Depois você pode pedir para ele pensar em uma animal e você descobrir qual animal seu filho imaginou. Continue a brincadeira intercalando entre quem vai ter que descobrir. 

Acampamento no quarto 

Umas das brincadeiras educativas mais envolventes é fazer um acampamento no quarto. Monte uma barraca com seu filho usando objetos da própria casa como lençol , cadeiras, luminárias, colchão e travesseiros. Use toda a criatividade de vocês para montar um ambiente bem divertido.  Depois de montada tem que brincar junto com ele, não adiantar só fazer ela e ficar olhando-o brincar. Vai ser muito mais prazeroso para ele se você participar realmente da brincadeira.

brincadeiras educativas criativas

Pintar Objetos

Um artigo publicado no periódico do Art Therapy concluiu que a pintura é mais eficiente do que a leitura para melhorar a atenção e combater a ansiedade.  Pintura é uma ótima forma para abstrair as crianças e ainda faz estimulação cognitiva para a criatividade. A pintura está entre as brincadeiras educativas mais completas para o desenvolvimento das crianças. Pintar ajuda a relaxar, aumenta sua atenção e ativa sua criatividade. Vamos sugerir uma pintura para seu filho? Você pode escolher qualquer objeto para fazer uma pintura.  Pode ser um vaso de cerâmica, um porta retrato de mdf, quadros, tela , brinquedos e caixinhas em mdf.

A tinta pode ser comprada em papelarias, em lojas de brinquedos em até em mercados. Arrume um espaço no quarto ou na sala e comece a pintar!

Vendedor 

Esta é uma das brincadeiras educativas mais completas para ensinar finanças para crianças.  Primeiro você deve separar brinquedos, livros, gibis e objetos que possam ser vendidos na brincadeira. Se você tiver aqueles dinheirinhos de brincadeira do banco imobiliário, ou de jogos similares, pode usar para fazer as compras. Caso não tenho pode ser feito facilmente desenhando em um papel e recortando. Organize o espaço do vendedor e do comprador e depois é só começar brincadeira. 

Caça ao Tesouro 

Brincadeiras educativas para estimulação cognitiva infantil 1

Esconda objetos pela casa e de pistas para que a crinaças encontrar. Podem ser brinquedos, peças de quebra-cabeça ou qualquer item que a criança goste. Crie pistas que guiem a criança até os objetos escondidos. As pistas podem ser descrições simples ou enigmas fáceis de entender, dependendo da idade da criança.

Dicas de Quente ou Frio:

Conforme a criança busca os objetos, você pode usar dicas de “quente” ou “frio” para indicar se ela está próxima ou distante do objeto escondido:

  • “Quente” significa que a criança está se aproximando do objeto.
  • “Frio” significa que a criança está se afastando do objeto.

Jogo da Memória

Os jogos de memória são atividades altamente eficazes para a estimulação cognitiva das crianças. Eles ajudam a desenvolver habilidades como concentração, atenção, e memória visual. Escolha um número apropriado de pares dependendo da idade da criança (por exemplo, 8 pares para crianças mais novas, até 20 pares para crianças maiores). Dica: use cartas ou objetos que tenham um tema que a criança goste, como animais, personagens de desenhos animados ou formas coloridas. 

Estimulação Cognitiva: Melhoram a memória de curto prazo, atenção e habilidades de concentração.

Desenvolvimento Visual: Ajudam a criança a desenvolver habilidades de reconhecimento visual e percepção espacial.

Pacote de Resolução de Problemas: Incentivam a criança a usar estratégias e habilidades de resolução de problemas para encontrar pares.

Interação Social: Quando jogado com mais pessoas, promove habilidades sociais e a capacidade de seguir regras e esperar a sua vez.

 

Se você precisa de ajuda com seu filho, você pode agendar uma consulta com a Psicóloga Jaqueline Fait. Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. 

Brincadeiras educativas para estimulação cognitiva infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *